Artigos sobre comportamento, vendas, liderança, motivação e diversos temas ligados a desenvolvimento humano

Clique na aba LIVRO DE VISITAS, deixe uma mensagem dizendo sobre qual assunto você gostaria de ler em um artigo e nós escreveremos exclusivamente para você!

www.arteesucesso.com.br
11 2592-9382 - Fixo
11 9 9507-2645 - Móvel
edilson@arteesucesso.com.br

O que você quer ser quando crescer? por Edilson Menezes

11/05/2012 11:32

Você pretende continuar na mesma função para sempre? Seu maior sonho é fazer em uma década exatamente o que faz hoje?

Talvez você pense agora: Eu me faço sempre esta mesma pergunta!

Você se move através de desafios. Nada mais desafiador do que se manter na constância e na estabilidade que o “hoje” lhe proporciona. Certo? Ou não?

Você já chegou a pensar, depois de adulto “o que eu quero ser quando crescer?” se já o fez, talvez tenha se visto respondendo para si mesmo: “pô, eu já cresci, é ridículo me fazer este tipo de pergunta” Será?

Vamos supor que em alguns anos você não esteja mais em sua função atual, "o que" você gostaria de fazer e ser? qual será o segundo desafio que te coloca em movimento? Pode ser que você responda:

- Olha, não penso em um segundo desafio e nem sei o que eu faria se não fosse o que eu faço hoje.

Eu não tenho o direito de pedir que você avalie seus sonhos profissionais, isso é uma decisão sua. Posso dizer apenas que aí dentro deste teu “coraçãozão” pode existir um espaço a ser preenchido, e não me refiro ao amor do sexo oposto, nem ao maternal, pois você já conheceu ambos.

Eu me refiro mesmo a AMAR o que você faz por profissão, por missão, por "sentido de vida".
Imagine que você possa dividir o seu cérebro em duas partes... a parte 1 é a que sofre com a incerteza do futuro, que é soberana porque mora dentro de você desde criança. A boa notícia é que dentro de você adormece uma parte 2, que hoje não apita praticamente nada, nem consegue expor suas idéias, pois só de imaginar nisso, a parte 1 a bloqueia por completo.

A luta é constante, ambas as partes estão fazendo o que supõem que seja o melhor para você, a parte 1 te defende de possíveis idéias que possam gerar “sofrimento” e a parte 2 se cala porque entende que hoje você prefere sentir apenas a parte 1 apitando em sua vida.

O tempo vai passando, você vai envelhecendo, seus filhos crescendo e a pergunta continua viva dentro de você:

“O que eu quero ser quando crescer?”

O universo nos presenteia com pessoas maravilhosas como você e eventualmente se esquece de apenas de lhe dizer COMO fazer para cumprir o seu evoluído papel, como ser feliz e fazer feliz à quem está ao seu redor.

Com isso, você faz o POSSÍVEL e o IMPOSSÍVEL para ver seus amigos e sua família muito felizes, certo? Com este esforço, talvez, sem que você o perceba, a pessoa que menos passa a importar no mundo é você. Chocante? Vamos exemplificar:

EU NÃO GOSTO DE LER: a parte 1 lhe dizendo: se você ler, vai conhecer um monte de coisas novas, vai querer fazer coisas diferentes e isso pode lhe trazer dores.

EU NÃO GOSTO DE CINEMA: a parte 1 lhe dizendo: se assistir filmes, você vai conhecer pessoas que tiveram sucesso demais sendo ousadas, arriscando um monte de coisas. Isso não é para você, cai fora daí, eu te protejo!

EU NÃO SEI O QUE QUERO DO FUTURO: é a parte 1 lhe preservando, impedindo que a parte 2, que sabe exatamente o que lhe faria feliz, tenha a chance de lhe dizer “o tipo de sangue que corre em suas veias”.

Assim, a parte 1 muitíssimo bem intencionada, lhe mantém prisioneiro das mesmas coisas, que embora não lhe preencham todos os seus critérios, também não lhe trazem dores profundas. É como se a parte 1 lhe dissesse:

- Vai fazendo a mesma coisa aí, assim tá bom, você gosta do desafio, da correria. Quer mais o quê?

Talvez a hora da virada tenha chegado. Agora que você sabe que existe esta parte 2 quase "silenciosa" dentro de você, como fazer para começar a ouvi-la?

Para ativá-la, somente “boicotando” a parte 1, que é imperativa, forte, dominadora, quase algoz. Tudo que você fizer de diferente em sua vida, tudo que lhe tirar da zona de conforto, será usado pela parte 2 para começar a ser ouvida e atendida.

As “mesmas coisas” que você sempre faz serão o alimento da parte 1. Ela é também responsável por fazer qualquer coisa pelas pessoas que estão ao seu redor e nada ou quase nada por você.

E se eu puder deixar a parte 2, que está aprisionada, reclamar os seus direitos?
Pode ser interessante, até porque se você não ouvir a sua parte 2, existirá o risco de a vida lhe cobrar esta conta, em algum momento, da seguinte maneira:

ESCUTA AQUI: SE VOCÊ NÃO ESTIVER BEM, COMO ESPERA FAZER O BEM ÀS PESSOAS QUE ESTÃO AO SEU REDOR?

Percebe? Imagine que você passe a ter uma lei pessoal assim:

Eu não me permito mais "fingir que não estou vendo" meus sonhos, eu mesmo me proíbo de fazer isso comigo!

Percebe o poder que existe nisso? Não há a necessidade de que seja exatamente esta lei, por outro lado, você tem o poder de criar a lei pessoal que você quiser para reger a sua vida, sem depender de político algum para isso.

Se você colocou uma pedra tão pesada em seus sonhos que ficou difícil movê-la, imagine:
Sua parte 1 dirá: não mexa na nossa pedra, ela é garantia de que você não vai sofrer! A pobrezinha da parte 2 irá sussurrar: "afaste a pedra só um pouquinho, já que não consegue tirá-la totalmente do lugar, vamos dar um passo de cada vez!"

Faço votos sinceros de que você consiga um acordo entre as suas partes 1 e 2. Ainda que você não saiba, você está contando muito com você para promover este acordo.

A escolha, como sempre, é apenas sua!

Visite nosso site: www.arteesucesso.com.br